sábado, 24 de maio de 2008

Projeto Aprender com Campeões

COLÉGIO ESTADUAL JULIÃO NOGUEIRA

PROFESSORA IRECY DAMASCENO

TÍTULO DO PROJETO: APRENDER COM CAMPEÕES

PÚBLICO ALVO
Educandos de dez a quatorze anos da turma 404 do CEJN

DISCIPLINAS
Todas as áreas integradas com prevalência das atividades interdisciplinares.

DURAÇÃO
2º Bimestre de 2007. Meses Maio, Junho e Julho

TEMAS: Solidariedade e Amizade

JUSTIFICATIVA
A violência presente nos grandes centros urbanos que se alastrou como erva daninha para outras comunidades, antes, não tão afetadas, ceifando vidas inocentes todos os dias, chegou a tal pondo que, nós educadores precisamos repensar a nossa forma de educar. Para muitos professores o ato de ensinar ainda consiste na quantidade de conteúdos que consegue passar para o aluno. Neste projeto a matéria prima é o aluno, ou seja, o foco está na pessoa humana que é capaz de conhecer, aprender, crescer e se transformar.
As crianças e jovens de hoje precisam de referências humanas positivas. Neste projeto a primeira a ser estudada é a vida de Herbert de Souza - Betinho e até o final do ano a de Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luter King e outros, cuja história sirva de modelo.Os educandos precisam de uma educação que resgate valores que sirvam de parâmetro para uma convivência harmônica na sociedade. Eles precisam fazer a distinção entre o certo e o errado, precisam aprender a respeitar com o exemplo do educador que os respeitam, aprendem a amar o próximo na medida em se sentirem amados.
Para Paulo Freire esperançar é um verbo que pode ser conjugado pelos que acreditam na vida e no outro. Eu acredito então eu esperanço!

OJETIVOS GERAL
 Valorizar a convivência humana, zelando pela aprendizagem de conteúdos e temas significativos que contribuam para a formação dos valores essenciais para a vida como: respeito, amor, amizade, lealdade, fé, coragem, justiça e solidariedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Aprender a aceitar e respeitar o outro com suas características pessoais;
 Exercitar a cidadania com responsabilidade
 Buscar sempre o entendimento pelo diálogo
 Conhecer personalidades da história que se tornaram conhecidos mundialmente por sua luta a favor dos Direitos Humanos e pela PAZ.
 Compreender que para se tornar campeão é preciso muita persistência e disciplina
 Acompanhar o desempenho dos brasileiros nos jogos do PAM, comparando com o desempenho dos outros países.

METODOLOGIA

Estratégias
Atividades lúdicas com música e jogos
Exploração dos espaços alternativos da escola LIE, Sala de Multimídia.
Visita ao SESC para recreação, para entrevistar algumas pessoas de lá sobre a vida de Betinho e realização de uma pesquisa.

Atividades

Planejamento coletivo do projeto - Professora e alunos
Leitura e interpretação de textos sobre Valores Humanos
Produção de textos Tema: Solidariedade
Digitação de textos Word 2003
Pesquisa na Internet usando o Navegador Internet Explorer ( a vida de Herbet de Souza – Betinho)
Desenho no Paint (no Laboratório de Informática)
Desenho na folha quadriculada (em sala)
Desenho no Microsoft Excel (no Laboratório de Informática)
Desenho da Sala de aula (vista de cima)
Conceito de redução e ampliação
Trabalho com o mapa do Brasil (regiões)
Jogo on-line para montagem das regiões brasileiras (Estado, forma e cor)
Situar os estados da região sudeste (aprofundar o estudo desta região)
Humanização e Lazer: Festa dos aniversariantes do bimestre
Exercícios de raciocínio lógico, de aprendizagem e fixação.
Trabalho com música
Entrevista sobre a vida de Betinho
Passeios ao SESC
Criação de um Blog
Concurso de Frases Tema Amizade – Tabela e Gráfico dos resultados
Conjunto dos amigos da sala ( união e interseção)
Humanização e Lazer: Festa do Amigo
Tabela e Gráfico de freqüência Microsoft Excel
Atividades de iniciação esportiva
Avaliação Escrita (relatório)
Recuperação paralela: confecção de tabelas, escala, gráficos, história em quadrinhos e cartazes

Procedimentos

1-planejando com os alunos (falar sobre a temática: paz, valores e Direitos Humanos) ouvir sugestões, registrá-las e incluí-las no projeto.
2- 1º texto: Betinho, um militante da vida. (leitura e interpretação) e texto da música: Conquistando o Impossível de Beno César e Solange de César Interpretada por Jamily.
3- carta enigmática com uma célebre frase de Betinho ( decifrar os códigos com os alunos e deixá-los formar a frase sozinhos). Observar os que conseguiram e os que não conseguiram.
4- pesquisa no LIE: site http://www.aids.gov.br/betinho/betinho.htm
Quem foi Betinho, perfil (leitura da professora)- trajetória de vida (leitura dos alunos cada um lê um trecho).
5- copiar do dicionário o significado das palavras: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Criar o conceito destas palavras com os alunos, registrá-los entre aspas e colocar o nome dos autores, tendo em vista a vida de Betinho e sua luta no combate a fome e a miséria no Brasil.
6- produção de texto individual , com auxílio do dicionário e com a utilização das palavras do exercício anterior considerando os conceitos formulados pela turma.
7- fazendo melhorias no texto. Escrever no quadro um dos textos dos alunos e junto com a turma, reescrevê-lo a fim de ampliar as idéias ali contidas.
8- ortografia das palavras (técnica da memória fotográfica): igualdade, diversidade, participação, solidariedade, clandestino, hemofílico, anistia, militante, golpe militar, Betinho realizou várias campanhas contra a miséria e a fome.
9-trabalho com mapa do Brasil e dos estados da Região Sudeste, localização do estado (MG) e cidade (Bocaiúva) onde Betinho nasceu, características do relevo, do clima e dos habitantes desta cidade.
10- passeio ao SESC para iniciação esportiva e eventos culturais (neste dia um grupo de alunos realizará uma entrevista com algumas pessoas do SESC sobre a vida de Betinho e outro grupo, ficará encarregado da pesquisa do sim ou não: Você sabe quem foi Herbet de Souza - Betinho?).
11- com os resultados da pesquisa serão realizados exercícios matemáticos de multiplicação, adição e gráficos representativos.
12- trabalhando em equipe: concurso de frases – as frases ficarão expostas no pátio para que os alunos e professores possam votar. Após votação a turma contará os votos de cada frase e faremos um gráfico com o resultado.
13- produção de texto coletivo, com auxílio do dicionário.
14- Organizar uma campanha. (as idéias do tema da campanha devem surgir no debate com os alunos)
15- No LIE os alunos aprenderão a criar um Blog que conterá a foto e o perfil de cada um, os melhores textos da turma, as frases com a quantidade de votos de cada uma e o gráfico. Cada um terá o seu e-mail . eles aprenderão a enviar e-mails para divulgação do Blog.

AVALIAÇÃO

Avaliação qualitativa do projeto
Dialógica e contínua com instrumentos variados como, por exemplo: observação e julgamento da professora no desenvolvimento da capacidade dos alunos nas seguintes atividades: realização de pesquisa, participação e cooperação nos trabalho em equipe, disciplina dentro dos diversos ambientes de aprendizagem utilizados, disciplina no pátio no horário do intervalo, cumprimento das tarefas de casa, respeito aos colegas, professores e a todos os funcionários da escola. Idéias e conceitos utilizados nos textos e nas atitudes do dia-a-dia que indiquem uma mudança de comportamento.
Avaliação quantitativa do projeto
Avaliações com conteúdos integrados contendo: questões discursivas e de múltipla escolha. Tarefas para expressar opinião; leitura, interpretação e produção de textos; exercícios para completar, inferir, comentar, identificar e localizar; questões de raciocínio lógico e de cálculo.

RESULTADOS ESPERADOS

Tendo a observação, a reflexão, a crítica e a intervenção como instrumento de luta, verdadeiras armas pedagógicas contra a ignorância, a mesmice e os retrocessos na sala de aula. Estimularei cada avanço e combaterei cada recuo diagnosticando os motivos e intervindo para que sejam saneados. Estarei pronta a ajudar os alunos a construírem uma alto imagem positiva e uma alto estima que os protejam das críticas vorazes deste mundo, das discriminações e do preconceito tão arraigado na sociedade brasileira. Espero que ao final do projeto os alunos desenvolvam amizades verdadeiras entre eles; que a solidariedade e ajuda mútua superem os sentimentos de competição, egoísmo e discriminação e que tudo isso seja percebido por toda a escola e até pelos familiares, tendo em vista a mudança de atitude dos que participaram do projeto.

Nenhum comentário: